sábado, 22 de setembro de 2012

Livro - Os sete

Os sete, André Vianco  - resenha

Ler está entre as melhores coisas do mundo, na minha opinião. Os livros nos levam a lugares nunca de antes navegados. Aprendizado, cultura e diversão são consequências para quem lê. Enfim, hoje falarei de um livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Hoje em dia a ficção científica está rendendo um grande número de seguidores e, após a edição de clássicos em filme, muitos leram os livros após terem assistido aos filmes. Este (ainda) não virou filme, mas se virasse, tenho certeza que seria sucesso total!!

Os sete é um romance do autor brasileiro André Vianco que não seguiu o padrão "vampiro vegetariano/ vampiro apaixonado" e foi o start dele como escritor, seguido de sua continuação "Sétimo", o qual resenharei depois...

Os sete mostra a história de três amigos que encontram uma caravela antiguíssima no litoral do Rio Grande do Sul (Amarração) e retiram vários objetos valiosos historicamente, tanto é que enviam para a Universidade Soares de Porto Alegre tais objetos, incluindo uma gigante caixa de prata que estava escrito: "Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam." Adivinha o que os historiadores fizeram? Ah, vamos abrir a caixa e estudar detalhadamente... Bem, eles libertaram Lobo, Tempestade, Gentil, Espelho, Acordador, Sétimo e Inverno. O último foi o primeiro a ser acordado pela Eliana, a amiga esperta que cortou o dedo e deixou cair sangue dentro da caixa, sendo a "mãe" dele - o que é muito bom, por que ele a tira de uns apertos por "obediência".


O livro mostra várias perspectivas, mostrando um pouco de cada personagem, suas características, suas manias, sua história; cada um possui um poder sobrenatural além da vida eterna, da força, da velocidade que os vampiros normalmente possuem, já dá para reparar nos nomes o poder que cada um tem.

Depois de acordado e separado dos seus irmãos, Inverno começa a aterrorizar os brasileiros com o frio glacial que ele pode provocar e vai em busca de seus irmãos e esconde o Sétimo, que é o pior de todos e é a personagem que nomeia a continuação desse livro.

Os seis fazem muitas confusões pelo Brasil: em Porto Alegre (neve que deixam as pessoas presas em casa), no IML (depoimentos de morto-vivos perambulando pela cidade e reencontrando familiares), no aeroporto de Guarulho, no shopping... enfim, imagina o Brasil num caos total.

Outra grande sacada, é a descrição que o autor faz, dos vampiros que viviam há 500 anos atrás e acordaram maravilhando-se com objetos, transportes e tecnologias atuais. É possível ver que os vampiros não são maus o tempo todo, eles têm uma curiosidade infantil sobre o que os rodeiam, socializam e só atacam quando são ameaçados ou sentem fome. Exatamente como faria qualquer ser, instintivamente! A passagem que descreve os vampiros tentando entender a luz elétrica é fantástica! Assim como quando eles tomam refrigerante pela primeira vez, ou quando eles perguntam sobre o futebol...

Eu li esse livro há um bom tempo atrás, mas não vejo a hora de reler, assim como toda a minha coleção do André Vianco. Ele inovou com livros que nos fazem refletir, chorar, ficar com muito medo, impressionados (com algumas mortes absurdamente bem descritas)... Sou apaixonada pelos livros dele devido a fácil compreensão e por reunir todos os gêneros, um mix de sentimentos, em apenas uma edição.

Ficou curioso para saber mais sobre o livro? Fique ligado, pois você pode adquirir o livro do André Vianco facilmente pelo:

Submarino (site super confiável que entrega no Brasil inteiro)
Estante virtual (comprei uns 5 livros por aqui e chegaram certinho!)
Lojas americanas (site confiável também)

E sem contar as livrarias espalhadas pela sua cidade.
Mas a grana está curta?
Não desanime!
Vá a biblioteca mais próxima da sua casa ou faça um download rapidinho!

E vocês, qual tipo de livros mais gostam?

Acessem a página do blog no Facebook e fique por dentro de tudo!


Esperando que tenha despertado uma curiosidade pelo livro fantástico do brasileiro André Vianco,

Amanda Draber

Nenhum comentário:

Postar um comentário