terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os Cupcakes estão com tudo!

Vamos fazer cupcakes!


Lindos, desde que os cupcakes foram criados, esse mini-bolo virou febre desde então. Desde os mais charmosos eventos até as festas infantis. Em todo lugar que você vai, tem um cupcake lá, bem enfeitado e que se você não devorar ele, ele te devora. 
Então, eu vou ensinar para vocês como é que a gente faz cupcake em casa, e entrar na febre (e quem sabe ganhar uma grana com isso).


Olha, não vai achando que você vai morrer fazendo, porque isso nada mais é do que um bolo, só que em uma medida muito menor.  Outra coisa: o cupcake que eu vou ensinar a fazer é de cenoura, porque são os que eu mais gosto.
Então pega o carderno de receita e vai anotando do que você precisa:

 VEM COMIGO


Primeiro você vai precisar de paciência, tempo livre e criatividade. Depois você vai precisar de:

 
• 3 cenouras bem cortadas (e sem casca, tá?);
• 2 xícaras de farinha de trigo;
• 2 xícaras de açúcar;
• 2 ovos (inteiros);
• 1 xícara de óleo;
• 1 colher de sopa de fermento;
• 1 travessa (Travessa é um 'pote' grande que vai servir para você misturar a massa toda).

POR ONDE EU COMEÇO?

▬ O primeiro passo é colocar num liquidificador os 'molhados', isto é, os ovos, o óleo e as cenouras cortadas.

 Agora liga teu liquidificador (e coloca a tampa, porque você não vai querer que a sua cozinha vire o bolo) e enquanto tá liquidificando tudo, vem pro passo dois:

 ▬ Enquanto os 'molhados' estão numa festa privada no liquidificador, você vai colocar os 'secos' numa festinha também, ou seja, pega a farinha e o açúcar e coloca naquela travessa grande. Assim:
Pronto. Agora espera os 'molhados' virarem uma coisa só, e quando estiver bem líquido, você vai jogar o 'molhado' no 'seco'. QUÊ?

Assim, só jogar e depois mexe, até ele pegar uma textura mais firme: 
 




Tá, agora adiciona aquele fermento (porque ninguém quer um cupcake que não cresce) e mexe de novo.


E AGORA?


E agora que a massa está pronta, é hora de colocar ela no forno. Enquanto você faz o próximo passo, já liga teu forno do fogão em uma temperatura média-alta, só para esquentá-lo.


▬ Agora você vai pegar aquelas forminhas de cupcake (que vendem em qualquer padaria, mercado, loja de festa, enfim) e coloca elas na tua forma de cupcake, porque linda, se você colocar em forma normal, a massa que é pesada vai abrir a forminha e adivinha: você vai comer um bolo de cenoura com papel no meio. 

+ Com uma concha, você vai encher forminhas até a metade, senão ela cresce demais e transborda (e queima, e com isso vem um cheiro terrível do teu fogão).







E AÍ?


E aí que agora vai depender da potência do teu fogão e da temperatura que ele estiver. Quando eu coloco os cupcakes, eu abaixo um pouco a temperatuda. Isso faz com que demore um pouco mais para assar, mas também não faz com que eles virem cupcakes de carvão em 10 minutos. 
No meu fogão, em 40 minutos numa temperatura de  220ºC , os cupcakes já estão prontos. Então fica sempre de olho e NÃO SAIA DE PERTO DO FOGÃO. Fofa, se você acha que pode deixar teus cupcakes e ir no Facebook falar que tá fazendo cupcakes só para se exibir, linda, dá tchau para eles, porque já vão ter queimado. Então sossega ali bem do lado do fogão. 


Uma dica de vóvó sempre é de vez em quando (depois de uns 30 minutos dele assando) e colocar um palito de dente nele e ver se saiu seco ou com um pouco de massa. Se ele sair seco, desliga o fogo na hora e tira já eles de lá. Se ainda saiu molhado, deixa mais um pouco e vai repetindo até sair seco.

Ok, teus cupcakes estão prontos.

MAS, LINDO, É SÓ ISSO? 

Sim, meu bem, é só isso. 
É claro que, é opcional você colocar ou não uma cobertura bem bolada no teus cupcakes. Existem inúmeras receitas de coberturas e eu decidi fazer uma não muito convencional. Ela não tem um nome específico como glacê ou a pasta americana.

Ela é bem simples e eu vou te ensinar. 

 OK, DO QUE EU PRECISO?

Olha, é uma receita MUITO simples e vai pouca coisa, e o melhor: fica muito boa.
Então vira a página do caderno de receita e anota:





• 3 claras (sabe o ovo, então, tira a gema);
• 4 xícaras de açúcar de confeiteiro (AI MEU DEUS O QUE É ISSO? Calma, açúcar de confeiteiro é um açúcar 'normal', só que muito fino. Eu uso o Glaçúcar da marca UNIÃO e custa R$ 2,50 aqui perto de casa);
• 1/2 colher de chá (isso, bem pouco) de suco de limão. (SUCO DE LIMÃO? É  só esperemer ele);
• Batedeira.

TÁ, E O QUE EU FAÇO?  

▬ Primeiro de tudo, coloca as claras na batedeira e vai batendo elas até ficar em neve (não, não vai nevar). Clara em neve é isso aqui: 

Aí, aos poucos, você vai adicionando o açúcar de confeiteiro até jogar tudo mesmo. 



Eu abusei e coloquei corante laranja, porque branco para mim não foi suficiente. Aí é só pingar uma gotas com a batedeira ligada.


 Ok, tua cobertura também está pronta.

Como ela fica um pouco (pouco) líquida, eu coloco na geladeira até endurecer um pouqinho. Depois eu pego aquele bico de confeiteiro e enfeito ele. 
Essa cobertura NÃO fica como aqueles cupcakes tradicionais, com aquelas vontinhas fofas e tudo aquilo. Ela fica uma pastinha, e muito boa, assim:


Enfim, é isso. Eu espero que vocês tenham entendido tudo, tentei fotografar o mais passo a passo que consegui, e se vocês não entenderam algo e ainda estão com aquela dúvida, deixa nos comentários dessa postagem.

E se vocês quiserem que eu ensine mais coisas para vocês, é só falar. Um beijo para quem gostou.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário